O Museu de Arte Moderna (MoMA) anunciou a data de abertura, em outubro de 2019, de sua extensão projetada por Diller Scofidio + Renfro / Gensler, que oferecerá 3.700 metros quadrados de espaço de galerias para a famosa instituição em Manhattan. A expansão apresenta duas importantes adições, com os estúdios Marie-Josée e Henry Kravis criando um espaço duplo para programação experimental e ao vivo, e a Plataforma Paula e James Crown oferecendo ritmo experimental e criativo para explorar ideias, questões e processos que surgem da coleção do MoMA.
O projeto não foi criado sem controvérsias, com considerável reação gerada a partir da decisão de demolir o American Folk Art Museum, a fim de abrir caminho para a nova expansão. Falando ao Los Angeles Times, em janeiro de 2014, a diretora do DS + R, Liz Diller, abraçou as críticas, dizendo que "nós estaríamos do mesmo lado se não soubéssemos todos os detalhes".
Inspirada pela visão original de Alfred Barr de ser um museu experimental em Nova York, o valor real dessa expansão não é apenas mais espaço, mas espaço que nos permite repensar a experiência da arte no Museu. Temos a oportunidade de revitalizar e expandir nossa missão fundadora - dar as boas-vindas a todos para experimentarem o MoMA como um laboratório para o estudo e apresentação da arte no nosso tempo, em todas as artes visuais.
-Glenn D. Lowry, David Rockefeller Diretor do Museu de Arte Moderna
Novas galerias no segundo, quarto e quinto pavimentos oferecerão uma experiência mais profunda da arte em todas as mídias, com uma coluna cronológica geral unindo os três andares e servindo como um marco de continuidade para os visitantes. Adotando uma postura de que não há uma história única ou completa da arte moderna, o museu irá alterar sua coleção dentro dessas galerias a cada seis a nove meses.
- Herzog & de Meuron doa trabalhos selecionados ao MoMA
- Guia especializado da exposição do MoMA "Para uma Utopia Concreta"
Os estúdios Marie-Josée e Henry Kravis servirão como um espaço duplo para programação ao vivo e experimental no coração das galerias do museu, com apresentações de performances, dança, música, imagens em movimento, obras sonoras e formas de arte ainda não imaginadas. .
Enquanto isso, a plataforma Paula e James Crown explorará ideias, questões e processos da coleção do museu. Os visitantes podem criar arte, participar de conversas e de programas que conectam as pessoas mais profundamente com a arte e entre si.
O museu está marcado para inaugurar no dia 21 de outubro de 2019.
Via: MoMA
OPINION: DS+R Should Have Resigned from the MoMA Commission
With all the controversy surrounding Diller Scofidio +Renfro (DSR) and MoMA's decision to demolish the American Folk Art Museum to make way for expansion, DS+R has increasingly come under fire (indeed, even DS+R's democratizing move to make the MoMA's sculpture garden accessible to the public has provoked considerable ire).